Prezados Leitores,
Esse espaço foi criado com o intuito de divulgar as pesquisas acerca da Antiguidade e Medievalidade, realizadas pelos participantes do GETSEAM. Seja bem-vindo!
August 02, 2017
REFLEXÕES SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DO PROFESSOR NA UNIVERSIDADE
O artigo publicado na Revista Educação em Questão, em 2017, pelas autoras Lais Boveto e Terezinha Oliveira traz ao debate questões consideradas cruciais para a formação docente, partindo de ideias e condutas naturalizadas na educação.
August 03, 2017
OS VÍCIOS E AS VIRTUDES NA CAPPELLA DEGLI SCROVEGNI: UMA APROXIMAÇÃO DAS QUESTÕES FILOSÓFICAS PRESENTES NO SÉCULO XIII.
O artigo publicado pelas professoras Dra. Meire Lóde e Dra. Terezinha Oliveira, na Revista Notandum, em 2016, tem como intuito refletir acerca da organização decorativa da Cappella degli Scrovegni, pintada por Giotto (1267-1337).
August 04, 2017
DO ANTISSOCIALISMO AO ANTICAPITALISMO: UM ESTUDO SOBRE A RERUM NOVARUM
August 07, 2017
A RELAÇÃO ENTRE AMOR E EDUCAÇÃO NA SUMA TEOLÓGICA DE TOMÁS DE AQUINO
No artigo publicado pela profa. Terezinha Oliveira e doutorando Rafael Santin na Revista Educação (PUCRS) em 2016, aborda-se a relação entre amor e educação na Suma teológica de Tomás de Aquino, a fim de destacar
a importância do amor como princípio para a formação humana.
August 08, 2017
A VOLUNTARIEDADE DAS AÇÕES HUMANAS E A EDUCAÇÃO NA SUMA TEOLÓGICA DE TOMÁS DE AQUINO
O artigo escrito por Terezinha Oliveira e Rafael Santin, publicado pela Série-Estudos em 2016, aborda a relevância da Suma Teológica de Tomás de Aquino (1225-1274) como fonte para o estudo da História da Educação Medieval. O objetivo principal é refletir sobre uma das Questões (q. 6, I-II) da Suma Teológica, intitulada O voluntário e o involuntário, para destacar as contribuições do teólogo dominicano para uma compreensão mais abrangente da formação humana.
August 09, 2017
A RELAÇÃO ENTRE A REALIDADE SOCIAL E AS REPRESENTAÇÕES RÉGIAS
August 10, 2017
CONTRIBUIÇÕES DE JACQUES LE GOFF PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MEDIEVAL: “TOTALIDADE” E LONGA DURAÇÃO NOS ESTUDOS SOBRE OS INTELECTUAIS
Neste artigo publicado em novembro de 2016 no Grupo de Estudos Celtas e Germânicos Brathair, os autores Terezinha Oliveira, Rafael Henrique Santin e Claudinei Mendes examinam as contribuições de Jacques Le Goff (1924-2014) para o campo da História da Educação Medieval. Vale a pena conferir!
August 11, 2017
RAMON LLULL AND THE BOOK OF THE ORDER OF CHIVALRY AN ATTEMPT TO RETAKE THE IDEALS OF THE CHRISTIAN CHIVALRY
Esse artigo, de Paula Marroni e Terezinha Oliveira, publicado na Revista Roda da Fortuna, em 2016, analisa a presença de ideais da Cavalaria Cristã a serem retomados na visão de Raimundo Lúlio no Livro da ordem de Cavalaria (1272- 283).
August 14, 2017
A CRUCIFICAÇÃO DE GIOTTO: JESUS, UM HOMEM ENTRE A MATERIALIDADE E A ESPIRITUALIDADE
Escrito pelas Doutoras Terezinha Oliveira e Meire Lóde, e publicado pela Revista Notandum em 2017, o objetivo desse texto é analisar a pintura de Giotto di Bondone, A Crucificação de Cristo pintada na Cappella degli Scrovegni, em Padova-IT.
August 15, 2017
EDUCAÇÃO E CIVILIZAÇÃO: A AUDÁCIA COMO PAIXÃO DA ALMA NA SUMA TEOLÓGICA DE TOMÁS DE AQUINO
O artigo de Rafael Santin e Terezinha Oliveira, publicado na Revista Notandum, 2015 tem como objetivo analisar a importância da audácia (coragem) para o desenvolvimento da civilização. Para isso, foi estudado a Questão 45 da primeira seção da segunda parte da Suma Teológica de Tomás de Aquino, a fim de destacar as contribuições desse importante teólogo italiano do século XIII.
August 16, 2017
CONSIDERAÇÕES DE BOAVENTURA DE BAGNOREGIO SOBRE AS CIÊNCIAS, ESPECIALMENTE SOBRE A METAFÍSICA E O ENSINO DA MATEMÁTICA
August 17, 2017
A MEMÓRIA COMO AÇÃO EDUCATIVA
Publicado pela Revista Chilena de Estudos Medievais, em 2015, pelos autores Divãnia Rodrigues, Terezinha Oliveira e José Ricardo Pierpaulli, o artigo reflete acerca da memória como parte da virtude da prudência e acerca da elaboração educativa proposta pelo teólogo e filósofo alemão Alberto Magno (ca.1200-1280), no contexto histórico do século XIII.
August 18, 2017
OS OLHARES IRÔNICOS SOBRE A REALIDADE SOCIAL: CARTAS PERSAS E O GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA FILOSOFIA
August 21, 2017
OS CLÁSSICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O PNE (2014)
O artigo de Rafael Santin e Terezinha Oliveira, publicado na revista Dialógo Educacional (2015) traz para o debate as metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que tratam da formação de professores analisado à luz de dois clássicos do pensamento medieval,: João de Salsbury (século XII) e Boaventura de Bagnoregio (século XIII).
August 22, 2017
A DOR E O SOFRIMENTO COMO PRECEITOS EDUCATIVOS PINTADOS POR GIOTTO DI BONDONE EM 'O MASSACRE DOS INOCENTES'
Artigo produzido pelas Professoras Doutoras Meire Lóde e Terezinha Oliveira na Série-Estudos (2015). O objetivo desse texto é verificar em que medida Giotto (1267-1337) registrou em suas pinturas valores educativos presentes nos séculos XIII- XIV. Adotamos para análise iconográfica O Massacre dos Inocentes pintado na Cappella degli Scrovegni em Padova, Itália.
August 23, 2017
UM ESTUDO DE VIRTUDES SOCIAIS SEGUNDO TOMÁS DE AQUINO
Publicado pela Profa. Dra. Terezinha Oliveira, em Educação e Filosofia (2015), o artigo tem por objetivo analisar a concepção das virtudes sociais de Tomás de Aquino, bem como sua valorização enquanto elementos essenciais
da vida citadina que florescia no século XIII.
August 24, 2017
FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE À CRISE DA EDUCAÇÃO NACIONAL: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Neste artigo a Profa. Dra. Terezinha Oliveira busca tratar do Projeto Político-Pedagógico (PPP) em seus aspectos fundamentais. Considera que uma das premissas para sua elaboração é o reconhecimento dos problemas que devem ser enfrentados e das condições reais de trabalho das instituições educacionais. Nesse sentido, a reflexão sobre o PPP pressupõe sua relação harmônica com o Currículo, pois o planejamento sustentado na realidade deve gerar, necessariamente, encaminhamentos e conteúdos que serão a base para as atividades educativas.
August 25, 2017
EDUCAÇÃO FEMININA NO SÉCULO XIX: APROXIMAÇÕES ENTRE HONORÉ DE BALZAC E NORBERT ELIAS
Nesse texto publicado pela Revista Educação (2014), as autoras Sandra Rubim e Terezinha Oliveira fazem aproximações entre a literatura de Honoré de Balzac Memórias de Duas Jovens Esposas (1841) e a obra de Norbert Elias O Processo Civilizador (1939). Refletem sobre mudanças de comportamentos nas relações sociais entre a Nobreza de Espada e a Nobreza de Toga, na sociedade francesa do século XIX
August 28, 2017
A EXPULSÃO DOS MERCADORES DO TEMPLO: UM ESTUDO DA USURA NA PINTURA DE GIOTTO DI BONDONE
Nesse artigo, publicado pela Série-Estudos em 2013, Meire Lóde e Terezinha Oliveira Analisam a pintura de Giotto di Bondone (1267-1337), A expulsão dos vendilhões do templo. A investigação é desenvolvida pelo olhar da História da Educação e os pressupostos teóricos são provenientes da História Social, a qual nos permite dialogar com várias áreas do conhecimento e utlizar a produção imagética como fonte de pesquisa
August 29, 2017
O CRISTO OCULTO DE GIOTTO: UMA ANÁLISE ACERCA DA INFLUÊNCIA APÓCRIFA NOS AFRESCOS DA CAPELA DE SCROVEGNI
August 30, 2017
A ARTE DE LER: UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA PERSPECTIVA DE HUGO DE SAINT- VICTOR
August 31, 2017
A FORMAÇÃO DO INFANTE D. PEDRO (1392-1449) SOB A ÉGIDE DA ESCOLÁSTICA E DO MESTRE TOMÁS DE AQUINO
Este artigo, escrito pela Profa. Dra. Terezinha Oliveira na Revista de História da UFES (2014) tem por objetivo analisar as influências da escolástica no Livro da Virtuosa Benfeitoria do Infante D. Pedro. A obra foi escrita com a finalidade de aconselhar o rei D. Duarte sobre como deveriam ser as ações de um governante justo e benfeitor. A proposta consiste em explicitar que, para aconselhar o rei, o Infante D. Pedro fez uso dos conhecimentos que possuia, especialmente dos escritos de autores da Antiguidade, como Aristóteles e Sêneca, e de textos da escolástica, particularmente de Tomás de Aquino.
August 31, 2017
JULES MICHELET: UM OLHAR SOBRE A MÃE NO PAPEL DE FORMAÇÃO DA CRIANÇA
Este artigo produzido por Terezinha Oliveira e Jacqueline Nunes na Revista Educação e Fronteiras (2014) tem por objetivo analisar a abordagem de Jules Michelet sobre o papel da mulher na formação da criança no século XIX. As considerações se pautam em duas de suas obras, A Mulher e o Povo.